Inicio Quem escreve Contato Face Siga-me Youtube Contato Instagram Image Map

Dieta: Adoçante - Vilão ou Mocinho?


O uso dos adoçantes tem se tornado cada vez mais popular, seja pela busca do corpo saudável ou por motivo de doenças, mas o assunto ainda desperta muitas dúvidas. Adoçante (ou edulcorante) é tudo igual? Pra ajudar na resposta fiz uma pesquisa na net pra esclarecer algumas dúvidas.

Não, adoçante não é tudo igual. Tudo vai depender da sua composição, inclusive alguns já foram proibidos em outros países. Os adoçantes podem ser naturais ou sintéticos. Veja a lista retirada do site da revista Claudia.

Edulcorantes naturais
Estévia
Extraída da planta stevia, essa substância adoça 300 vezes mais do que a sacarose (açúcar refinado). Não contém calorias, mas deixa sabor residual amargo. Pode ir ao fogo.
Frutose
Extraída das frutas e do mel. É 173 vezes mais doce que a sacarose, mas não deve ir ao fogo sozinha, pois perde seu poder de adoçar. Já com outras substâncias, dá corpo à receita. Os diabéticos devem usar a frutose com moderação. Tem 4 kcal/g e provoca cáries.
Manitol
Encontrado em vegetais e algas marinhas, adoça 45% menos que a sacarose. Com 2,4 kcal/g, é utilizado em combinação com o sorbitol em balas e gomas de mascar. Segundo a nutricionista Sônia Treco, de São Paulo, em excesso tem efeito laxante. Não é recomendado para obesos ou diabéticos.
Sorbitol
Na natureza, está nas frutas e algas marinhas. Comparado à sacrose, é 50% mais doce. Possui 4 kcal/g e é contra-indicado para diabéticos. Combinado com outros adoçantes (acessulfame-K, aspartame, ciclamato, sacarina ou estévia) é usado na fabricação de biscoitos, chocolates, goma de mascar e refrigerantes. Nesses casos, dá brilho e viscosidade às receitas. 

Edulcorantes sintéticos
Acessulfame-K
Seu poder adoçante chega a 200 vezes o da sacarose. Resistente a altas temperaturas, pode ser usado em pães, confeitos, bebidas e produtos lácteos. Não tem caloria.
Aspartame
Adoça 220 vezes mais que a sacarose. Não deve ser aquecido, mas pode ser usado em líquidos quentes. Seu valor calórico é de 4 Kcal/g e muitos especialistas não o indicam para gestantes por conter fenilalanina, que pode atingir o feto e causar sérias doenças.
Ciclamato
Esse derivado do petróleo tem poder adoçante 50 vezes superior ao da sacarose, mas deixa sabor residual. Não é calórico e pode ser usado em bebidas dietéticas. Pode ir ao fogo. A nutricionista Sônia Trecco não o recomenda para hipertensos e doentes renais, pela presença de sódio.
Sacarina
Também extraída do petróleo, adoça 200 vezes mais do que a sacarose, porém deixa sabor residual. É o tipo mais vendido no mercado – estima-se que oito em cada dez consumidores usem essa substância, que é, em média, 20% mais barata do que o aspartame. Devido à sua estabilidade, é usada em vários alimentos, na indústria de cosméticos e de medicamentos. 
Sucralose
Essa substância resulta da adição de cloro ou cloração da sacarose. Resiste a altas temperaturas e não possui sabor residual amargo. Seus efeitos ainda não são plenamente conhecidos no organismo, embora se saiba que ela é atóxica à reprodução e ao crescimento de crianças. A Sucralose já foi aceita pela U.S. Food and Drug Administration (FDA), Joint Food and Agriculture Organization/World Health Organization Expert Committee on Food Additives, The European Union's Scientific Committee on Food, Health Protection Branch of Health and Welfare Canada and Food Standards Australia-New Zealand (FSANZ). E está em muitos produtos de baixa caloria, incluindo refrigerante, sorvete, laticínios e alguns "doces". Uma das qualidades deste adoçante, é que ele pode ser usado como açúcar, e mantém a semelhança mesmo quando é exposto à temperatura elevadas. Assim, produtos que levam sucralose preservam a doçura quando o cozidos, assados ou armazenados pôr um longo período. Nos Estados Unidos, o FDA aprovou o uso de sucralose em 15 categorias de bebidas e comidas.

O Aspartame e o Ciclamato foram proibidos, o primeiro nos EUA e o segundo no Canadá. Pesquisas feitas em ratos afirmam que eles podem causar doenças como o câncer. Como não foram realizadas pesquisas com humanos ainda há controvérsias. Muitos profissionais defendem que só há risco se forem usados em grandes quantidades.

Bem, na hora de escolher seu adoçante o mais importante é ler no rótulo sua composição. Lembre que alguns dos citados na lista não estão a venda no mercado, já que são usados para fabricação de produtos diet ou light. Eu já usei adoçante a base de aspartame e ciclamato (os mais famosos das prateleiras do mercado), mas preferi trocar pela sucralose já que não oferece riscos.

Outra dica: tome cuidado com a quantidade, todos fazem mal se ingeridos aos montes. Não esqueça que quando está consumindo produtos diet ou light os adoçantes também estão presentes. Essa é a tabela da Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera segura a ingestão diária das seguintes quantidades:

• acessulfame-K, 5 mg/kg;
• aspartame, 40 mg/kg;
• ciclamato, 11 mg/kg;
• estévia, 5,5 mg/kg;
• manitol e sorbitol, 15 mg/kg;
• sacarina, 5 mg/kg e
• sucralose, 15 mg/kg.




 Pra te ajudar na hora da escolha, veja a composição de alguns adoçantes bem famosos:





Tabela de Composição dos Adoçantes.
Nomes Comerciais Composição de Edulcorantes Forno e Fogão
Stevia Plus Lowçucar (pó) steviosídeo, sacarina, ciclamato Sim
Stevia Plus Lowçucar (líquido) steviosídeo, sacarina, ciclamato Sim
Stevioside Lowçucar (pó) steviosídeo Sim
Stevioside Lowçucar (líquido) steviosídeo Sim
Stevia Classis Lowçucar (pó) steviosídeo, aspartame, acessulfame-K Sim
Stevia Classis Lowçucar (líquido) steviosídeo, sacarina, ciclamato Sim
Adoçante Magro Lowçucar (líquido) sacarina e ciclamato Sim
Multi-Adoçante Lowçucar (pó) aspartame, sacarina, ciclamato Sim
Aspartame Lowçucar (pó) aspartame Não
Frutose Lowçucar (pó) frutose Sim
Gold (pó) aspartame Não
Gold (líquido) aspartame e sorbitol Não
Tal & Qual (pó) sacarina e ciclamato Sim
Assugrin (líquido) sacarina e ciclamato Sim
Doce Menor (pó) sacarina e ciclamato Sim
Doce Menor (líquido) sacarina e ciclamato Sim
Frutose Vepê (pó) frutose Sim
Finn (pó) aspartame Não
Finn (tablete) aspartame Não
Finn (líquido) aspartame Não
Finn Cristal (líquido) sacarina e ciclamato -
Slim Linea (pó) sucralose e acessulfame-K Sim
Slim Linea (líquido) sucralose e acessulfame-K Sim
Slim Swett (pó) aspartame Não
Splenda (pó) sucralose -
Splenda (líquido) sucralose -
Splenda (granular) sucralose Sim
Adocyl (pó) aspartame Não
Adocyl (líquido) sacarina e ciclamato Sim
Sucaryl (líquido) sacarina e ciclamato Sim
Zero-Cal (pó) aspartame Não
Zero-Cal (líquido) aspartame e sorbitol Não
Zero-Cal (líquido) sacarina e ciclamato Sim
E-Qual Sweet (pó) aspartame Não

Tabela retirada do site da Dra. Shirley de Campos.

Alguns profissionais também indicam que você alterne os adoçantes para que não haja a ingestão de um mesmo componente por períodos muitos longos.

Caso você possua alguma doença e seja necessário usar adoçante diariamente, lembre que só o médico pode indicar o ideal pra você. Não se arrisque!

Espero ter deixado mais fácil a escolha de seu próximo adoçante!!
11

11 comentários:

  1. Já escolhi o meu vai ser o de Estévia, porque já experimentei de todos e todos deixam o gosto ruim, só agora com esse post, fui ver que estava experimentando até os proibidos.

    ResponderExcluir
  2. Tenham cuidado com o conteúdo de Sódio nessas formulações. Estamaos falando de Ciclamato DE SÓDIO, e Sacarina SÓDICA. Sou diabético há 27 anos, e hipertenso em grande parte por culpa de adoçante.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Eduardo!! O adoçante foi o causador da hipertensão, que horror!! A gente tenta ajudar de um lado e piora o outro...
    Obrigada pelo lembrete!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marília!
    Ainda não experimentei o estevia, mas é uma opção mais saúdavel. Também já provei os proibidos e até que me acostumei fácil. Agora estou usando sucralose, da Linea e estou gostando.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Não consigo usar adoçante! Nenhum deles... Acho horrivel!!!!

    ResponderExcluir
  6. Já fiz uso de vários desses adoçantes , e cheguei a conclusão que deveria mesmo era voltar para o bom e velho açúcar cristal, logicamente em quantidades aceitáveis, duas a três colherzinhas de chá para uma xícara média de café com leite.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se quem tem resistencia a insulina pode fazer uso de adoçante e qual a quantidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      Sua pergunta é bastante específica, é melhor perguntar realmente para um médico ou nutricionista. Uma opinião minha equivocada pode te prejudicar!!

      Pena não poder te ajudar!!

      Bjs

      Excluir
  8. TODOS SAO DE SABOR RUIM,POREM A MUITOS ANOS USO ZERO CAL,E FOI O MAIS "SUAVE" QUE ENCONTREI.

    ResponderExcluir
  9. Minha dica: para uma xícara de café com leite que eu usaria 1c sopa cheia de açúcar comum, eu uso 1c sopa rasinha de mascavo ou demerara (preferencialment org)e umas gotas de estévia.

    ResponderExcluir
  10. Minha dica: para 1 x d café c leite q eu usaria 1c sopa cheia de açúcar comum, eu uso 1c sopa rasinha de mascavo ou demerara(preferencialment org) e algumas gotas de estévia. Isso aumenta o valor nutricional da bebida, baixa a carga calórica e diminui o sabor residual q possa ter.

    ResponderExcluir

Adoro quando vocês comentam!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Frescuras Essenciais © Copyright 2011 | todos direitos reservados|. Feito por Laysa Layout.